Clique em "Participar deste site" e fique por dentro de tudo o que rola no blog Sociedade dos Leitores Compulsivos!

Resenha: Não é só uma história de amor

Titulo: Não é só uma história de amor
Autor: Mariana Sampaio
Gênero: Romance
Editora: Planeta dos Livros
ISBN: 9788542207699
Paginas: 208
Nota: 2

Sinopse:
O romance de estreia de Mariana Sampaio, fenômeno do Instagram e YouTube. Quando Laura acordou naquela manhã de sexta-feira, tudo o que ela pensava era em curtir o fim de semana. Mas o que ela estava prestes a descobrir era que a vida está sempre pronta para nos surpreender. Após a revelação de um grande segredo de sua mãe uma série de eventos inesperados começa a acontecer. Confusa e sem saber lidar com a informação, Laura inicia uma jornada que se divide entre fuga e o redescobrimento de si mesma. Como se não bastasse seu drama pessoal, seus caminhos sempre se cruzam com os de um misterioso rapaz, como se o destino quisesse lhe pregar uma peça. Não é só uma história de amor nos brinda com a trama de duas mulheres e um segredo em que o passado da mãe se choca com o presente da filha. O romance de estreia de Mariana Sampaio intercala pontos de vista que, ainda que separados pelo tempo, mostrarão que mãe e filha não são tão diferentes assim. 'Sempre que nosso coração manda, devemos abrir as asas e voar sem pensar nos riscos e no que deixamos para trás'. Bianca Briones, escritora.



 Este livro é um romance lançamento da Editora Planeta, escrito por uma jovem brasileira: blogueira, conhecida pelas fotos do seu Instagram e vídeos do Youtube.

Com o título, Não é só uma história de amor, o livro vai trazer a história da jovem Laura e paralelo vamos saber da história de sua mãe, Cláudia.

Além disso vamos conhecer o Beto, melhor amigo de Laura, com alguns passagens para refletir sobre alguns preconceitos que ainda existem na nossa sociedade.

"Beto era Roberto, seu melhor amigo desde os tempos da faculdade. Fizeram o curso de Comunicação Social juntos e, desde então, não se desgrudaram mais. Unha e carne. Não podiam ser mais diferentes. Ela, loirinha, classe média, sempre teve acesso a todos os privilégios na vida: roupas de grife, viagens, festas. Ele, negro, oriundo de uma família do sertão baiano, teve de ralar muito para bancas os custos de sair de sua cidade e os dos estudos. Mas, de alguma maneira, houve uma sintonia imediata assim que se viram, talvez porque tenham detectado um no outro uma qualidade cada vez mais rara nas pessoas: autenticidade."

Laura é uma jovem de vinte e cinco anos que mora sozinha na capital, São Paulo, e trabalha numa emissora de televisão. Como repórter substituta de um programa de variedades, não está muito empolgada com o desenrolar de sua vida profissional e sonha mesmo em poder seguir carreira musical, como uma grande DJ. Seus pais moram no interior de São Paulo, na cidade de Santa Rita do Pinhal, e vivem a vida tranquila na cidadezinha. A jovem evita a cidade pois acha muito parada e acaba sempre adiando as visita aos pais.

Seu melhor amigo Beto, ao contrário está com a vida profissional em ascensão, ansioso com a estreia como garoto do tempo. Beto que veio de uma família menos favorecida do interior da Bahia, sempre buscou o crescimento profissional e meios para ajudar a sua família. Porém no dia da sua estreia, uma armação acaba com os planos de um início glorioso de Beto e ele fica muito chateado.

Antes disso, Laura enquanto dirigia atende o celular e começa uma discussão com a sua mãe. Como celular e direção não combinam, o inevitável acontece e Laura bate em outro veículo. Quando sai para falar que o seu seguro cobrirá as despesas do acidente, encontra um rapaz impaciente, Júnior, e que não espera Laura dizer o que precisava dizer, logo solta todos os xingamentos em cima da menina e logo tudo vira uma grande confusão.

"Notícia ruim é como cachaça barata. A gente toma numa talagada só e espera pela ressaca depois."

A mãe de Laura vai até São Paulo para poder conversar com a filha e contar um segredo que ela vem guardando a vinte e cinco anos. A viagem foi necessária, pois a jovem vinha ignorando o pedido da mãe para que fosse até sua casa visitar os pais. A notícia é bombástica e atinge Laura de jeito. Cláudia precisava contar para a filha que Pedro, marido de Cláudia, podia não ser o pai de Laura e sim um amigo antigo do casal, o Renato.

A jovem fica transtornada, a revelação da mãe junto com o acontecido com o Beto formam um estopim para uma viagem ao exterior com o melhor amigo para uma reviravolta na vida de ambos.
Beto cria um canal no Youtube onde dá dicas sobre lugares, festas e viagens. Já Laura começa o seu sonho de ser DJ em boates em várias cidades.

A vida deles mudam para melhor e eles se sentem realizados profissionalmente. Mas Laura ainda evita sua mãe e a insistência de verificar quem é o seu pai biológico, já que nada muda o fato de Pedro ser o pai dela.

E quando Laura menos espera, encontra Júnior em uma praia e novamente eles passam por uma situação engraçada e a confusão acontece novamente. Beto percebe que a amiga está caidinha pelo cara mesmo ele só trazendo confusão para a sua vida.

"De algum modo, Laura teve a sensação de que esperara a vida toda por aquele beijo. Não era o primeiro beijo da sua vida e provavelmente não seria o último, mas o estímulo que ele provocava parecia fazê-la crer que aquele momento era único, como se, entre todas as pessoas que faziam parte do mundo, Eros tivesse escolhido acertar a flecha do amor justamente no seu peito em brasa."

Assim Laura passa a encontrar Júnior algumas vezes ao acaso até que um dia eles se encontram em uma boate que ela iria tocar e finalmente ficam juntos e passam uma noite maravilhosa. No outro dia entretanto, Laura acorda e não encontra Júnior, o rapaz deixa um bilhete avisando que estava voltando para o Brasil, mas não deixa telefone e nem endereço, deixando a garota completamente sem comunicação com ele.

Então Laura decide voltar para o Brasil para resolver os seus problemas familiares e encontrar Junior, Beto decide ajudar a amiga e também visitar a sua família.

"'Esse cara' Essas duas palavras ficaram ecoando pela mente de Cláudia. Alguma coisa muito errada tinha acontecido com o que ela havia planejado até ali. Não era exatamente como 'esse cara' que ela queria ser vista por Renato. Mas era assim que ele a via."

Intercalando a história do presente, o livro traz a história do passado de Cláudia. Contando a juventude da mãe de Laura e como ela conheceu Pedro e também Renato.Começando do final do ensino médio, passando pela faculdade e os primeiros anos de casada de Cláudia, temos a construção da história da mãe da jovem e bastante sobre os traços de Pedro e Renato que são muito diferentes mas na época da juventude eram unidos e formavam um trio bem completo.

Assim o desenrolar do livro é a busca de Laura por Júnior e a busca de Cláudia para finalmente saber quem é o pai de sua filha.

Um livro leve e de leitura rápida. O título me iludiu um pouco, fiquei esperando uma coisa a mais do livro mas não vi muito desenvolvimento. A história tinha um potencial, mas acredito que se desenvolveu para um lado um pouco fraco e não fiquei contente com o final do livro.

Um romance com vários detalhes da atualidade e com uma escrita jovem e descontraída. Um livro para distrair em uma tarde de descanso.

"A gente tem de tudo um pouco. Alegria, tristeza, esperança, medo, rancor, generosidade. Às vezes, é mais fácil cultivar nosso lado negativo. Mas eu insisto na alegria porque sou teimosa. A alegria é transgressora."
Share on Google Plus

0 comentários:

Olá, compulsivo (a)!!!

Sinta-se à vontade e diga-nos o que achou deste post!