Clique em "Participar deste site" e fique por dentro de tudo o que rola no blog Sociedade dos Leitores Compulsivos!

Resenha: Flores Partidas

Título: Flores Partidas
Autora: Karin Slaughter
Gênero: Policial
Editora: HarperCollins
ISBN: 9788569809623
Páginas: 464
Nota: 4

Sinopse:
Irmãs. Estranhas. Sobreviventes.Quando Lydia contou para a irmã que o cunhado havia tentado estuprá-la, Claire não acreditou. Dezoito anos depois, porém, tudo o que Claire achava saber sobre o marido se provou uma mentira. Quando vídeos escondidos no computador de Paul mostram uma face terrível do homem que ela julgava conhecer, Claire percebe que o drama de sua família tem muitas camadas que precisarão ser descobertas antes que a assustadora verdade por fim venha à tona.



A família de Julia Carroll sofreu de diversas formas após seu desaparecimento que nunca foi solucionado. O Pai não superou, a mãe se divorciou do marido pois precisava cuidas das outras duas filhas. As outras duas filhas são Claire e Lydia, protagonistas de Flores Partidas.

Sempre acostumada a ter seus problemas resolvidos pelo marido, seja algo simples como manutenção de carros e cuidados com o jardim da casa até coisas grandes como problemas com a justiça, Claire se vê sem chão quando seu marido Paul morre. Mas os problemas de Claire começam quando se depara com vídeos do tipo snuff (que mostram violência e morte) no computador de Paul. Agora ela não faz ideia de quem realmente era o homem com quem foi casada por anos e pior: não sabe se os filmes são verdadeiros ou falsos.

A irmã de Claire, Lydia, é uma mulher forte, embora tenha um passado com muitas drogas, exageros sexuais e alimentícios ela luta para criar sua filha e tocar seu pequeno negócio. E mesmo não falando com sua família a anos porque ninguém acreditou quando acusou seu cunhado de estupro, ela logo se vê envolvida com os problemas de Claire.

" Assim que Julia desapareceu, as pessoas não paravam de perguntar por que ela tinha ido ao bar, o que estava fazendo na rua até tarde, e quanto de álcool ela tinha consumido, porque obviamente era culpa de Julia o fato de ela ter sido levada e, provavelmente, estuprada e morta." Página 171

Você consegue entender o que realmente aconteceu no meio livro, mas isso não faz da história menos interessante. Saber como as coisas aconteceram te faz ficar grudada com o livro e estarrecida com os desdobramentos. Karin Slaughter tem uma característica bem interessante: explorar os sentimentos dos personagens e isso faz com que você entenda as ações deles. Como entender quão difícil é para Claire resolver os problemas que apareceram em sua vida. Essa evolução de Claire foi algo que me marcou muito na leitura, como uma mulher que vivia na dependência do marido conseguiu tomar atitudes e decisões corajosas ,algumas equivocadas, mas foi uma evolução marcante e inspiradora.

" E observar um pessoa sem que ela soubesse não era um tipo de estupro?" Página 154

"... E as mulheres sorriem porque é mais fácil do que mandar os caras se ferrarem. E menos perigoso, porque quando um homem rejeita uma mulher, ela vai para casa e chora por alguns dias. Se uma mulher rejeita um homem, ele pode estuprá-la e matá-la." Página 137

O tema abordado também é forte: a violência contra a mulher, o desparecimento de garotas e a narrativa não te poupa de detalhes, porém o que mais me deixou pensativa não foram as descrições de brutalidade, mas sim os relatos do pai de Julia sobre o desparecimento de sua filha, como cada um da família sofreu de uma maneira diferente e arrebatadora.

O livro é pesado mas vale muito a pena ler, e confirma que o amor da família é algo que pode transcender o tempo e erros do passado. Lembrando que existe um prequel de flores partidas, chamado A Garota dos Olhos Azuis disponível em e-book (encontre Aqui) , que narra a historia de Julia Carroll antes de seu desaparecimento. A leitura não é obrigatória, mas ele te ajuda a entender um pouco mais sobre a família Carroll. 

Share on Google Plus

0 comentários:

Olá, compulsivo (a)!!!

Sinta-se à vontade e diga-nos o que achou deste post!