Clique em "Participar deste site" e fique por dentro de tudo o que rola no blog Sociedade dos Leitores Compulsivos!

Dicas de Leitura: Livros com ambiente escolar

Olá, Sociedade!

No dia 15 de Março comemora-se o dia da Escola

E nesta semana vamos deixar algumas indicações de LIVROS QUE SE PASSAM NO AMBIENTE ESCOLAR. Vamos às sugestões da equipe do blog SLC:


O nome dos livros estão com link para o skoob onde vocês podem saber um pouco mais sobre as obras.

Os 13 porquês - Jay Asher sugerido por Amanda Pereira

"Este é um livro único, que trata de um assunto delicado, de uma época da vida delicada. Suicídio adolescente esta em foco em muitos livros hoje em dia, porém poucos deles conseguem abordar esse tema sensível de maneira tão tocante quanto os 13 porquês. Apesar do livro não se passar realmente na escola, grande parte do que acontece nele está sim ligado aos relacionamentos que Hanna tem com seus colegas de escola. Este livro mostra como pequenas ações juntas se transformam em uma bola de neve e podem acabar com uma vida."
Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.




Doce Sonho Alado - Sheila Lima Wing , sugerido por Larissa Benevides
"Este livro é um infanto juvenil. Evangeline vai estudar em um internato e lá ela precisa se acostumar com a nova rotina do Instituto. Além disso, a jovem tenta desvendar alguns mistérios da cidade e da própria escola. 
De caçadas na mansão do seu tio para entender o motivo da briga entre sua mãe e seu tio até interrogatórios na biblioteca para entender o caso da morte do desconhecido. Você pode esperar muita aventura, encontros e desencontros, acertos e erros.

É uma leitura leve e tranquila. Apesar da idade da protagonista não é um livro tão infantilizado. As vezes até me perguntava como essas meninas/meninos eram espertos."
Sinopse: Um crime abala a cidade de Coronel Boaventura: um corpo é encontrado na Biblioteca Municipal (que, aliás, estava trancada pelo lado de dentro), vestido com roupas elegantes e segurando um livro chamado "O Mistério do Caso Boaventura". Espalha-se pela redondeza o boato de que o livro possa estar amaldiçoado pelo fantasma do fundador da cidade.
Enquanto isso, Evangeline Maria Ayler – uma garota de onze anos – e sua amiga Hanna Auster passam a estudar num semi-internato particular, o Instituto Educacional A. W. Sigma. Ambas são garotas simples, moram numa favela, e precisam se desdobrar para se adaptar à nova vida entre os filhos da elite.
Evangeline logo descobre que há um mistério envolvido nesse convite a estudar no Instituto: o diretor Último Wing, seu tio de consideração, possui questões mal resolvidas com a mãe da garota, parece ser o tipo de sujeito no qual não se pode depositar confiança.
Durante o ano letivo Evangeline tenta resolver vários mistérios, como o caso da morte na biblioteca, um rosto que lhe espia das sombras, um garoto estranho e seu gato peludo; além de vários outros enigmas e questões comuns que fazem parte dos desafios de ser uma pré-adolescente; tudo isso com muita diversão e aventura.


Eleanor & Park - Rainbow Rowell , sugerido por Michael Araújo
"E se sua vida começasse a mudar um dia na ida para a escola? Eleanor e Park tem todos os itens para ser mais um romance entre adolescentes diferentes, mas ele não é tão superficial assim. Tem muitas situações em que os personagens passam que pedem uma reflexão. São personagens bem construídos e com tantas diferenças entre si e que mesmo assim vão descobrindo o amor nos pequenos detalhes. Tem como plano de fundo o colégio."
Sinopse: Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

Harry Potter - J. K. Rowling , sugerido por Thalinne Mafra
"A série Harry Potter dispensa apresentações, mas às vezes são tantas coisas acontecendo que a gente até esquece que Hogwarts é uma escola e que entre uma aventura e outra Harry e seus amigos ainda precisam aprender todos os eventos da história da magia, as complicadas fórmulas de transfiguração, os dez usos do sangue do dragão..."
Sinopse: Conheça Harry, filho de Tiago e Lílian Potter, feiticeiros que foram assassinados por um poderosíssimo bruxo, quando ele ainda era um bebê. Com isso, o menino acaba sendo levado para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais, o terrível Lorde das Trevas.
O menino de olhos verdes, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer; ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais.

Anna e o beijo francês - Stephanie Perkins , sugerido por Larissa Benevides
"Este livro também entra na categoria de romances leves e de leitura rápida.
Anna é uma adolescente e como tal não consegue enxergar o privilégio de ter a possibilidade de estudar no exterior.
Quando o pai de Anna informa que no próximo ano ela iria estudar em um internato em Paris, a jovem só conseguia pensar que não quer ficar longe de seus amigos.
Mas quando conhece St. Clair tudo muda, a amizade com o jovem faz com que ela aproveite mais o tempo em Paris.
Este livro faz parte de uma trilogia onde as histórias não são continuação. O primeiro é Anna, o segundo é Lola e o Garoto da Casa ao lado e o último Isla e o final feliz. Esta trilogia é interessante pois cada livro tem uma protagonista diferente, mas podemos ver as protagonistas dos livros anteriores como coadjuvantes."
Sinopse: Anna Oliphant tem grandes planos para seu último ano em Atlanta: sair com sua melhor amiga, Bridgette, e flertar com seus colegas no Midtown Royal 14 multiplex. Então ela não fica muito feliz quando o pai a envia para um internato em Paris. No entanto, as coisas começam a melhorar quando ela conhece Étienne St. Clair, um lindo garoto — que tem namorada. Ele e Anna se tornam amigos próximos e as coisas ficam infinitamente mais complicadas. Anna vai conseguir um beijo francês? Ou algumas coisas não estão destinadas a acontecer?



As vantagens de ser invisível - Stephen Chbosky , sugerido por Michael Araújo

"As vantagens de ser invisível não é um livro que tem toda sua história se passando em uma escola, porém o processo de amadurecimento, a criação de laços e brigas, a aceitação de muitas questões se passa no colegial e o nosso personagem principal Charlie está tentando aprender a lidar com todas essas novas situações e processar todo o ocorrido do seu passado.
Um ótimo livro para ler acompanhado da trilha sonora da adaptação cinematográfica com o mesmo título."

Sinopse: Cartas mais íntimas que um diário, estranhamente únicas, hilárias e devastadoras - são apenas através delas que Charlie compartilha todo o seu mundinho com o leitor. Enveredando pelo universo dos primeiros encontros, dramas familiares, novos amigos, sexo, drogas e daquela música perfeita que nos faz sentir infinito, o roteirista Stephen Chbosky lança luz sobre o amadurecimento no ambiente da escola, um local por vezes opressor e sinônimo de ameaça. Uma leitura que deixa visível os problemas e crises próprios da juventude.



 Inferno no Colégio Interno (Desventuras em Série #05) - Lemony Snicket , sugerido por Thalinne Mafra
"O quinto volume das Desventuras em Série se passa em um internato, onde os órfãos Baudelaire fazem os primeiros amigos de verdade desde que começam as suas desventuras e de quebra ainda precisam escapar do inimigo de sempre, dessa vez disfarçado de professor."


Sinopse: Nada de aventuras emocionantes com final feliz: Violet, Klaus e Sunny Baudelaire são legais e inteligentes, mas a vida deles está repleta de má sorte e infelicidade. Em Inferno no colégio interno, os três irmãos enfrentam caranguejos, provas hiper-rigorosas e os castigos de um internato.
O colégio se transformou em mais um desastroso episódio de suas vidas horríveis. Desta vez, eles precisam escapar de fungos gotejantes e assistir a recitais de violinos, além de entender o complicado sistema métrico e suportar os exercícios de D.O.R. Violet, Klaus e Sunny têm o poder de atrair desgraças.
Quem gosta de histórias alegres não deve nem abrir este livro, avisa o autor, pois as histórias dos Baudelaire são sempre uma desventura pior do que a outra.


A playlist de Hayden - Michelle Falkoff , sugerido por Paulo Machado
"Na maior parte do tempo a história se passa por diversos lugares. Em alguns momentos nas lembranças de Sam, a escola com Hayden, em outros momentos ele mesmo sem o Hayden. A história discorre muito mais em outros ambientes, mas o ambiente escolar é fundamental quando aparece.
Um ótimo drama. Perfeito para nos arrancar lágrimas. O li durante o projeto do Livro Viajante. Adorei o gênero.
Ps: saudades da escola..."
Sinopse: Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.



Quase uma Rockstar - Matthew Quick , sugerido por André Borges
"Quase uma Rockstar conta a história da Amber que mora em um ônibus escolar com a sua mãe. Já dá pra perceber que a vida delas não é nada fácil junte a isso ao fato  de a mãe ser alcoólatra e fumante. Amber precisa seguir sua vida entre estudar e tentar ajudar sua mãe. 
Esse livro trás o que Amber faz na escola e fora dela. Mostra como, mesmo com todas as dificuldades, ela consegue erguer a cabeça e continuar dia após dia. É um livro que trás uma história bem real de pessoas que passam dificuldades e precisam se virar para continuar a viver.
Além da escola onde ela frequenta mostra as outras escolas da vida que faz toda diferença para ela ser diferente dos outros e ter uma motivação para viver, juntamente com seu cachorro BBB."
Sinopse: Desde que o namorado da mãe as expulsou de casa, Amber Appleton, a mãe e o cachorro moram em um ônibus escolar. Aos dezessete anos e no segundo ano do ensino médio, Amber se autoproclama princesa da esperança e é dona de um otimismo incansável, mas quando uma tragédia faz seu mundo desabar por completo, ela não consegue mais enxergar a vida com os mesmos olhos. Será que no meio de tanta tristeza e sofrimento Amber vai recuperar a fé na vida? Com personagens cativantes e uma protagonista apaixonante, Matthew Quick constrói de forma encantadora um universo de risadas, lealdade e esperança conquistada a duras penas.



Encruzilhada - Kasie West , sugerido por Larissa Benevides
"Encruzilhada é um livro que conta a história de Addison, uma jovem paranormal que após os pais decidirem se divorciar precisa decidir com quem vai morar.
Se escolher viver com a mãe fica no complexo onde pode aprimorar seus poderes psíquicos.
Se escolher viver com o pai irá para o "mundo" dos normais e ficará perto da pessoa que mais lhe traz tranquilidade.
Assim ela decide investigar para saber qual decisão trará melhor resultado. Em ambos os futuros vamos ver Addie em sua rotina, ou seja na escola.

Bem mais que um livro sobre um "triangulo amoroso", este livro tem uma trama envolvendo duas resoluções de mistério. Em uma alternativa ela acaba investigando um criminoso que anda ameaçando sua melhor amiga e na outra ela investiga o mistério que envolve a lesão do Trevor (jovem que ela conhece quando vai para o "mundo" dos normais).

A escrita da autora é sensacional, o modo como a história foi montada faz com que você não consiga parar de ler. Por isso, o livro entra para a categoria de livros para ler em 2 dias ou até mesmo 1."

Sinopse:  A vida de Addison Coleman é um grande “e se…?”, graças à sua habilidade especial: Investigar Destinos. Addie é capaz de prever duas possibilidades de seu futuro toda vez que precisa tomar uma decisão. Quando os pais dela anunciam o divórcio, a garota deve escolher se vai morar com o pai entre os Normais ou se prefere ficar com a mãe no Complexo Paranormal. Para ter certeza do que a espera, Addie resolve Investigar. Em uma alternativa, ela conhece Trevor, um Normal sensível com quem logo sente uma conexão. Na outra, se envolve com Duke, o garoto mais popular da escola Paranormal. E agora, em qual futuro Addison estará disposta a viver?


Qual a sugestão de vocês compulsivos? Deixe nos comentários, vamos adorar saber! :)
Share on Google Plus

0 comentários:

Olá, compulsivo (a)!!!

Sinta-se à vontade e diga-nos o que achou deste post!