Clique em "Participar deste site" e fique por dentro de tudo o que rola no blog Sociedade dos Leitores Compulsivos!

Dicas de leitura: livros com professores

Olá, Sociedade!
Hoje é o dia do profissional que contribui com o nosso crescimento na vida. Aqueles que compartilham aquilo que sabem, dividem o seu conhecimento e contribuem com o nosso sucesso.

E por isso as dicas de leitura da semana terão como tema: LIVROS QUE TENHAM PROFESSORES COMO PERSONAGEM. Vamos às sugestões da equipe do blog SLC:




O nome dos livros estão com link para o skoob onde vocês podem saber um pouco mais sobre as obras.

Sr Daniels - Brittainy C. Cherry, sugerido por Ana Clécia
É aquele livro perfeitinho que faz você querer ter um professor só pra namorar ele. A história é bem contada e não enrola. Tem aquela pitada de tragédia e a combinação fica linda. Tragédia e romance.

Anjos e Demônios - Dan Brown sugerido por Larissa Benevides
Coloquei o primeiro livro das Aventuras de Robert Langdon, mas na verdade eu indico todos os livros dele. hahaha
O personagem principal é o Langdon, um professor de simbologia de Harvard. Indico esta série, pois como todos os livros do Dan Brown, este livro é recheado de conhecimento. Além de toda trama envolvendo os personagens temos muitas informações históricas, tecnológicas e geográficas. O autor faz várias pesquisas e tenta ao máximo utilizar dessas informações para deixar este livro além de ferramenta de entretenimento, também uma ferramenta de aprendizagem.

Perdão, Leonard Peacock - Matthew Quick , sugerido por Lucas Oliveira
Falar deste livro é complicado, tem que ter o máximo de cuidado pra não dar spoiler, mas bora lá.
Foco no professor, Herr Silverman, um ótimo professor, sempre usa mangas compridas e isso tortura Leonard, que acha que ele tem algum segredo.
Herr Silverman é um personagem muito importante na história com vários diálogos importantes, não vou dizer mais que isso.
Matthew Quick tem uma narrativa muito gostosa de se ler e este livro vale a pena.

Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven, sugerido por Paulo Machado
“–Theodore tem razão… Alguns de vocês… vão embora daqui… no fim do ano… para estudar. Deixarão nosso… grande estado e… antes de ir embora… vocês deveriam… conhecê-lo. Deveriam… andar por aí…”
A minha indicação para o tema de dia dos professores é Por Lugares Incríveis, uma obra onde aparece o personagem e professor Sr. Black, quem apresenta à turma o projeto de geografia que será o plano de fundo para o enredo suicídio.
Quem me conhece bem sabe o quanto que eu amoooo a geografia haha. Adorei ter lido a esta obra que foi muito bem escrita pela Jennifer e adorei ainda mais essa linda ter colocado a geografia como referência para os assuntos do livro, uma matéria detestada por tanta gente que não sabem o que estão perdendo deixando de amar tudo do universo geográfico. Enfim.
O Sr Black não é nenhum daqueles personagens cativantes e nem mesmo faz parte dos protagonistas ou personagens centrais da história, mas tem um papel muito importante. Apesar de ter através da ideia do Finch proposto este projeto, não senti nenhuma empolgação ao vê-lo entrar em cena, mas é um cara bem legal e estranho... muito estranho.
“...Olho ao redor, mas ninguém está prestando atenção em mim ou no sr. Black, nosso professor, que é literalmente o maior homem que já vi. Ele tem a cara vermelha, bem vermelha, então sempre parece que está com insolação ou à beira de um ataque cardíaco, e fica sem fôlego quando fala.”

Viagem ao Centro da Terra - Júlio Verne, sugerido por Thalinne Mafra
O professor Otto Lindenbrock é um geólogo um tanto excêntrico que descobre um manuscrito de um alquimista que afirmava ter chegado ao centro da Terra. Mas ensinar não é um dos seus maiores talentos. É o tipo de professor que dá aula mais para si mesmo do que para os alunos. Acredita-se que muitos dos ouvintes de suas aulas de mineralogia estão lá mais para rirem dos seus acessos de cólera do que para aprenderem algo com ele. Mas apesar disso, o professor Lindenbrock é um grande cientista, e seus conhecimentos são inestimáveis para a academia.

O nome do vento - Patrick Rothffus, sugerido por Danilo Zorzin e Larissa Benevides.
Danilo: Se você está na escola ou na faculdade, sabe muito bem que existem professores bons e ruins, legais e chatos. Tem aqueles que são os melhores amigos dos alunos e querem todos bem e também tem aqueles que não vêm a hora de ferrar com o coitado. Em O nome do vento, você conhecerá todo tipo de professor juntamente com Kvother na Universidade e tenho certeza que vai se identificar com algum professor seu, sendo aquele que te escolheu para ser seu pupilo, te ajudou com algum trabalho ou literalmente resolveu ferrar com sua vida. Não deixem de ler.
Larissa: É muito difícil falar desse livro porque os sentimentos são intensos! hahaha. Mas este livro se passa em grande parte dentro de uma universidade onde estudam para se tornar arcanistas. Além de criar cenários fantásticos, Patrick também cria personagens extraordinários nesse livro e vários professores tem destaque aqui. Uma das minhas maiores recomendações!

A última grande lição - Mitch Albom , sugerido por Giuliana Sena 
Neste livro inspirador e emocionante Mitch Albom narra quatorze encontros, que podemos chamar de aulas, com seu antigo professor da faculdade. Os temas? assuntos inerentes para a felicidade e realização. Os ensinamentos do antigo professor me fizeram refletir profundamente e confesso que me segurei o livro inteiro, porém foi impossível controlar a emoção com a última frase do livro.

O mundo de Sofia - Jostein Gaarder sugerido por Lucas Oliveira
Um livro que conta a história da filosofia precisaria de um grande professor, certo? Alberto Knox é o seu nome.
Com duas perguntas, "Quem és tu?" e "De onde vem o mundo?", Alberto desperta em Sofia o interesse em aprender filosofia pra descobrir quem foram os maiores pensadores da história.
Um ótimo livro com um final surpreendente.

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban - J.K. Rowling , sugerido por Thalinne Mafra
A série Harry Potter se passa em uma escola, e por isso tem vários personagens marcantes que são professores, como o Dumbledore, o Snape e a McGonagall. Mas eu escolhi especificamente o prisioneiro de Azkaban porque, além de ser meu livro preferido da série, ainda traz o meu professor preferido de todos, que é também o meu personagem preferido na série: Remo Lupin. Lupin é um excelente professor e mostra domínio da sua matéria. É também muito justo e está sempre disposto a ajudar aqueles com mais dificuldades. Tendo sido ele próprio rejeitado pela sociedade durante a vida inteira, sente uma afeição especial pelos alunos mais desajustados, e se torna para eles um exemplo e uma inspiração. Sua postura faz com que receba o respeito não só de seus alunos, mas também dos demais professores de Hogwarts.

Extraordinário - R. J. Palacio , sugerido por Lucas Oliveira
Tome regularmente dois litros de água para pode acompanhar este livro, você vai precisar manter as lágrimas bem hidratadas.
O professor homenageado aqui é o Sr. Browne. Se você já leu, com certeza lembra de ao menos um dos preceitos dele. Vamos lembrar o primeiro.
"PRECEITO DE SETEMBRO DO SR. BROWNE: QUANDO TIVER QUE ESCOLHER ENTRE ESTAR CERTO E SER GENTIL, ESCOLHA SER GENTIL"


Share on Google Plus

0 comentários:

Olá, compulsivo (a)!!!

Sinta-se à vontade e diga-nos o que achou deste post!