Clique em "Participar deste site" e fique por dentro de tudo o que rola no blog Sociedade dos Leitores Compulsivos!

Resenha: Trilogia Thrawn‏



Olá Sociedade!

Em 04 de maio celebramos o Star Wars Day. Esse dia é celebrado mundialmente como um feriado entre os fãs da série criada por George Lucas.
"May the Force be with you", a frase tão citada nos filmes de Star Wars que em português significa "Que a Força esteja com Você", dá a possibilidade de um trocadilho na língua inglesa: "May the fourth be with you", o que em português significa "Que o 4 de maio esteja com você".

Pensando na data, a Sociedade dos Leitores Compulsivos trás a resenha da trilogia Thrawn, por Thalinne Mafra.



Fichas no final desse post.


"Os droides já estão na Falcon - Han disse a Leia enquanto eles davam a volta nos diversos grupos de conversa que haviam começado a se formar entre os Conselheiros e membros da equipe. - Chewie os colocou a bordo enquanto eu vinha para cá. - Eu sei - murmurou Leia - Certo - disse Han, e ficou quieto. Ela voltou a apertar a mão dele. - Tudo vai dar certo, Han. Você, eu e Luke juntos novamente. Vai ser como nos velhos tempos."  Herdeiro do Império, pág. 85-86

Clássico do universo expandido de Star Wars, a renomada trilogia Thrawn traz os acontecimentos posteriores a O Retorno de Jedi, mais exatamente cinco anos após a Batalha de Endor.

Enquanto a Nova República executa o que eles chamam de "missão de limpeza" e tenta remover todos os resquícios do Império na Galáxia, um novo grão-almirante até então desconhecido surge e assume as atividades imperiais. Amante das artes, Thrawn as estuda com afinco para aprender mais sobre os costumes e o modo de agir de cada povo. Dono de uma sagacidade ímpar, o grão-almirante está sempre um passo à frente dos seus inimigos.

Nesse contexto, Luke, Han e Leia partem em missões diplomáticas pela Galáxia, para ajudar a fortalecer a Nova República, mas nem imaginam que um novo inimigo cheio de novos truques e artimanhas está em seu encalço aonde quer que vão.

Han busca a parceria dos mercenários para fortalecer as rotas comerciais da Nova República. Enquanto isso, Luke segue o rastro de Joruus C'Baoth, um suposto mestre Jedi sobrevivente da Ordem 66, que estaria vivendo em um planeta remoto nos limites da Galáxia.

Leia, por sua vez, acaba caindo nas garras dos Noghri, um povo cujo planeta fora devastado pela guerra e que dependia da ajuda que o Império lhes oferecia para sobreviver. O jogo no entanto muda quando os Noghri descobrem que Leia é filha de Darth Vader, a quem eles idolatravam. Assim, Leia usa sua influência como Lady Vader para tentar convencer o povo Noghri a retirar seu apoio ao Império e se unir à Nova República.

A Trilogia Thrawn foi a primeira série de livros do universo expandido de Star Wars a retratar acontecimentos posteriores à Batalha de Endor. Timothy Zahn tem uma escrita rica em diálogos e ação, e o desenrolar do texto faz com que o leitor se sinta como se estivesse vendo um filme.

Nessa série, somos apresentados a diversos personagens e elementos que se tornaram importantes dentro do universo expandido, como o contrabandista Talon Karrde, a ex-imperial Mara Jade e os exóticos Ysalamiris, animais capazes de bloquear o efeito da Força ao seu redor. Além disso, temos a oportunidade de revisitar muitos personagens antigos, como Chewbacca, Lando Calrissian, Wedge Antilles, RD-D2 e C3PO.

A Trilogia Thrawn foi categorizada dentro do universo expandido de Star Wars como Legend, ou seja, lendas sobre os personagens famosos que são interessantes para serem conhecidas, mas que não são necessariamente verdadeiras dentro do universo. A Disney tem dividido as obras em Legends e Canônicas de acordo com a data de publicação: apenas são considerados canônicos os livros publicados após a Disney comprar a LucasFilm, ou seja, apenas aqueles que foram solicitados e/ou autorizados pela Disney.

No entanto, vale a pena ressaltar que durante mais de 20 anos, tudo que os fãs de Star Wars tinham, além dos filmes, era o universo expandido e que, entre livros, quadrinhos e videogames, todos que produziam algo ligado a Star Wars conseguiam se conversar e manter suas histórias dentro de uma mesma linha cronológica, com os acontecimentos se completando. A mim, como fã de Star Wars, parece no mínimo injusto ignorar no cânone tanto material de qualidade e rebaixá-los à categoria de Legend.

Para finalizar, preciso gastar algumas linhas para falar de Timothy Zahn. Tive a oportunidade de encontrá-lo e trocar com ele algumas palavras na Comic Con Experience e realmente fiquei impressionada com a atenção e o carinho que ele dedicou aos fãs, agradecendo efusivamente a todos que apareciam para comprar seus livros e pedir um autógrafo, tratando-nos quase como se ele fosse o fã e nós os ídolos. Ele até me deixou lhe dar um beijo na bochecha (risos).



Gênero: Ficção
ISBN: 8576571986
Autor: Timothy Zahn
Ano de publicação: 2014
Editora: Aleph
Número de páginas: 472
Nota: 4

Gênero: Ficção
ISBN: 8576572109
Autor: Timothy Zahn
Ano de publicação: 2015
Editora: Aleph
Número de páginas: 504
Nota: 4

Gênero: Ficção
ISBN: 8576572699
Autor: Timothy Zahn
Ano de publicação: 2015
Editora: Aleph
Número de páginas: 528
Nota: 4


Share on Google Plus

0 comentários:

Olá, compulsivo (a)!!!

Sinta-se à vontade e diga-nos o que achou deste post!