Clique em "Participar deste site" e fique por dentro de tudo o que rola no blog Sociedade dos Leitores Compulsivos!

Jogos Inspirados em Livros


Jogos Inspirados em Livros
Por Thalinne Mafra

Os livros emprestam seus universos e suas tramas para diversas outras formas de arte. Os videogames também trazem universos e tramas ricos, se valendo muitas vezes de outras formas de arte como fonte de inspiração. Nada mais natural então que livros e jogos se juntarem, trazendo ao leitor uma nova experiência de imersão na história. Vejam a seguir alguns jogos que emprestaram de livros seus enredos:




O Livro: Escrito por Vladmir Bartol, Alamut é um livro baseado em acontecimentos reais que retrata a conquista da fortaleza homônima por Hasan ibn Sabbah, líder da seita Hashshashin (ou Assassinos).




O Jogo: Desenvolvida pela Ubisoft, Assassin's Creed é uma série de jogos de ação e ficção científica em mundo aberto, na qual o jogador revive diversos fatos históricos marcantes como plano de fundo para a disputa entre duas grandes ordens secretas, os Assassinos e os Templários, que tentam reaver os Pedaços do Éden, artefatos místicos confeccionados pela Primeira Civilização. O primeiro jogo da série se passa na época das cruzadas e foi inspirado no romance de Bartol.


Shadow of Mordor


O Livro: Maior clássico da literatura fantástica mundial, O Senhor dos Anéis, publicado no Brasil pela WMF Martins Fontes, dispensa apresentações. Sua mitologia foi adaptada das mais diversas formas, e os videogames não podiam ficar de fora.

O Jogo: Ambientado da lendária Terra-Média de Tolkien, o jogo da Monolith é uma espécie de spin-off da história original e se passa antes de O Senhor dos Anéis. No jogo, Tailon, patrulheiro de Gondor, e sua família são sacrificados em um ritual por orcs. No entanto, o espírito de Tailon fica preso à Terra-Média. Para tentar se libertar, o patrulheiro se une a um elfo espectro sem memória, e juntos os dois saem a procura da Mão Negra de Sauron.



O Livro: A Saga do Bruxo Geralt de Rivia é uma série de contos escrita pelo polonês Andrzej Sapkowski. No universo de Sapkowski, "Witchers" são caçadores de monstros treinados desde a juventude para desenvolverem habilidades sobrenaturais. No Brasil, os livros têm sido traduzidos e publicados pela WMF Martins Fontes.

O Jogo: Desenvolvida pela empresa polonesa CD Projekt RED e publicada pela Atari, a série de jogos de RPG hack 'n' slash ajudou as histórias de Geralt de Rivia a ganharem o mundo. A série funciona como uma continuação não oficial dos contos de Sapkowski.






O Livro: Escrito pelo russo Dmitriy Glukhovskiy, Метро 2033 se passa em Moscou, onde sobreviventes de uma catástrofe nuclear passam a se refugiar nas estações de metrô. O protagonista, Artyom, viveu a vida inteira dentro do metrô e agora recebe a missão de proteger a sua estação.




O Jogo: No jogo de tiro em primeira pessoa da 4A Games, o jogador assume o papel de Arytom e mergulha no enredo do livro, lutando contra criaturas chamadas Dark Ones para salvar a estação de metrô.



O Livro: Em Rainbow Six, Tom Clancy cria a unidade militar internacional anti-terrorismo Rainbow, comandada por John Clark, um ex-agente da CIA e personagem recorrente dos seus livros.

O Jogo: A série de tiro tático em primeira pessoa da Red Storm e Ubisoft coloca o jogador no comando da Rainbow. O primeiro jogo da série foi lançado no mesmo ano do livro e foi o primeiro de muitos jogos assinados por Tom Clancy.


Dante's Inferno

O Livro: O clássico A Divina Comédia de Dante Alighieri é mais um dos livros da lista que dispensa apresentações.

O Jogo: Inspirado, como o próprio nome diz, no Inferno da Divina Comédia, o hack 'n' slash da Visceral Games coloca o jogador no papel de Dante e o faz atravessar os nove círculos do inferno, enfrentando hordas de demônios com uma cruz sagrada para resgatar a alma da sua amada Beatrice das mãos de Lúcifer.



O Livro: Escrito pelo japonês Hideaki Sena, Parasite Eve é um livro de terror no qual uma nova forma de vida derivada das mitocôndrias, chamada Eve, controla a mente e o corpo das pessoas.

O Jogo: O survival horror da Square Enix é uma continuação da história do livro e traz como protagonista a policial Aya Brea, que precisa deter a ameaça de Eve.


American McGee’s Alice

O Livro: Nos famosos livros de Lewis Carrol, a menina Alice vive aventuras em mundos extraordinários, onde tudo é possível.

O Jogo: No jogo de terror da Eletronic Arts, Alice é paciente de uma clínica psiquiátrica desde que perdeu os pais num incêndio que ocorreu pouco depois dos acontecimentos de Através do Espelho. Ela reencontra o coelho branco e retorna ao País das Maravilhas, que já não é mais tão maravilhoso assim.



O Livro: Clássico da ficção científica, a série Duna de Frank Herbert se passa em um futuro dominado por um império intergaláctico feudal e conta a história do jovem Paul Atreides, herdeiro de um poderoso duque que, por seu carisma, é visto como uma ameaça ao trono pelo imperador Shaddam. O imperador então cria uma intriga entre as famílias Atreides e Harkonnen, fazendo com que os Atreides substituíssem os Harkonnen na administração do planeta Arrakis, também conhecido como Duna. Atualmente a série é publicada no Brasil pela editora Aleph.

O Jogo: A Cryo Interactive aproveitou o cenário de disputa política de Duna para criar a famosa franquia de jogos de estratégia que serviu de base para vários outros jogos do gênero.


Spec Ops: The Line

O Livro: O romance Heart of Darkness, do escritor inglês Joseph Conrad, se passa no fim do século XIX e conta a história de Charles Marlow, capitão de um barco a vapor navegando pelo rio Congo, na África, que recebe a missão de encontrar um homem conhecido como Sr. Kurtz, mas na sua busca Marlow acaba se deparando com horrores além da imaginação.

O Jogo: A Yager Development adaptou a história de Heart of Darkness para os tempos modernos nesse jogo de tiro em primeira pessoa da série Spec Ops. Nele o jogador assume o papel do capitão Marin Walker, que recebe a missão de resgatar o coronel John Konrad, perdido ao tentar ajudar sobreviventes de uma catástrofe em Dubai.



O Livro: Série de livros de fantasia escrita inicialmente por Robert Jordan e concluída após o falecimento de Jordan por Brandom Sanderson, A Roda do Tempo se ambienta num universo onde uma força maligna é acidentalmente libertada, originando uma guerra que causa a destruição do mundo. No entanto, uma antiga profecia anuncia a ressurreição de alguém que será capaz de combater as forças tenebrosas. No Brasil, os livros da série estão sendo traduzidos pela Intrínseca.

O Jogo: Misturando elementos de RPG e tiro em primeira pessoa, o jogo da Legend Entertainment chegou a contar com a consultoria do próprio Robert Jordan, embora não seja considerado canônico no universo do livro.


Adventures of Sherlock Holmes

O Livro: O mundialmente famoso detetive inglês Sherlock Holmes, criado por Sir Arthur Conan Doyle, tem suas histórias narradas em diversos contos e romances.

O Jogo: Desenvolvida pela Frogwares, a série de jogos Adventures of Sherlock Holmes coloca o jogador para desvendar diversos mistérios, jogando nos papéis de Sherlock Holmes e John Watson.


S.T.A.L.K.E.R.: Shadow of Chernobyl


O Livro: Ficção científica escrita pelos irmãos soviéticos Arkadi y Borís Strugatski, o livro Roadside Picnic conta a história de Red, que é um "stalker", termo que dentro da história designa pessoas que roubam artefatos deixados por extraterrestres em suas passagens pela terra em áreas conhecidas como "zonas" e os vendem no mercado negro.



O Jogo: O jogo Shadow of Chernobyl da série de survivor horror S.T.A.L.K.E.R., desenvolvida pela GSC Games, utiliza o conceito de zonas do livro dos irmãos Strugatski para áreas contaminadas por um novo acidente na usina nuclear de Chernobyl. Ao invés de roubar artefatos de extraterrestres, o stalker controlado pelo jogador rouba artefatos contaminados por radiação.



O Livro: O Chamado de Cthulhu é um conto de terror de H. P. Lovecraft, no qual um culto tenta despertar uma antiga divindade chamada Cthulhu, o que provocaria o fim da humanidade.
O Jogo: Inspirado na criatura mítica criada por Lovecraft, o jogo da Headfirst Productions coloca o jogador na pele de Jack Walters, um detetive cuja sanidade mental vem sendo questionada e a quem é designada a missão de investigar um caso de desaparecimento em uma misteriosa cidade chamada Innsmouth.



O Livro: O Guia do Mochileiro das Galáxias é um dos maiores clássicos da ficção científica mundial. Recheado de humor, o livro conta as aventuras do terráqueo Arthur Dent viajando com seu grupo de amigos pelo espaço e descobrindo diversos segredos sobre a Galáxia. No Brasil, a Trilogia de Cinco foi publicada pela editora Arqueiro.

O Jogo: O jogo da Infocom contou com a participação de Douglas Adams no desenvolvimento do seu enredo, que difere levemente do enredo do livro. Criado nos anos 1980 e sem interface gráfica, o jogo ficou conhecido pela dificuldade dos seus puzzles.

Share on Google Plus

Um comentário:

  1. Não sabia que tinha jogo do Duna.
    Fantástico! Depois vou procurar!
    Parabéns pelo blog pessoal!
    Abraços `^^´

    ResponderExcluir

Olá, compulsivo (a)!!!

Sinta-se à vontade e diga-nos o que achou deste post!