Clique em "Participar deste site" e fique por dentro de tudo o que rola no blog Sociedade dos Leitores Compulsivos!

J.K. Rowling


Por: André Borges, Amanda Caroline e Thalinne Mafra para Sociedade dos Leitores Compulsivos

Sobre J.K. Rowling!

Escritora inglesa de ficção, Joanne Kathleen Rowling, mais conhecida por J.K. Rowling (ou Tia Jo, para os fãs), nasceu na Inglaterra em julho de 1965, e teve como carro chefe em sua jornada de escritora, o mundialmente famoso Harry Potter.

Filha mais velha do casal Rowling, viveu a infância numa casa repleta de livros, o que a fez adquirir o gosto pela leitura. Escreveu sua primeira história, "A História de Um Coelho Chamado Coelho", aos seis anos de idade.

Estudou Línguas Clássicas e Literatura Francesa por influência dos pais, na Universidade de Exter, na Inglaterra e, após a graduação, passou a trabalhar na Anistia Internacional.




Em uma viagem de trem de Manchester para Londres por volta dos anos 90, Tia Jo teve a ideia que a fez criar Harry Potter. A viagem sofreu um atraso de quatro horas e, durante todo o tempo em que passou esperando no trem, Joanne pensou nas ideias para o livro (não tinha caneta para anotar o que estava pensando). Quando desembarcou a história já estava quase completamente estruturada em sua mente.

Em 1991, Joanne se mudou para Portugal, onde dava aulas de inglês à noite e aproveitava o dia para escrever. Lá, casou-se com o português Jorge Arantes, com quem teve uma filha, Jéssica.

Em 1993, Joanne se separou de Jorge Arantes e se mudou para a Escócia, para viver com a irmã Dianne. Enfrentou um período complicado, desempregada e dependendo de auxílio do governo. Tinha o hábito de passear com Jessica para que a menina adormecesse e, enquanto ela dormia, sentava-se em algum café para escrever.

Joanne recebeu recusa de nove editoras antes que a Bloomsbury aceitasse publicar o livro. Na época, foi sugerido que Joanne usasse uma abreviação do seu nome, para que o fato do livro ter sido escrito por uma mulher não afastasse o público masculino. Joanne então adota "Kathleen" como nome do meio, em homenagem a sua avó paterna.

A série Harry Potter foi um sucesso editorial, rendendo a J. K. Rowling diversos prêmios. Graças aos livros do bruxinho, a autora passou de pensionista do governo a uma das mulheres mais ricas do mundo.

J. K. Rowling é fundadora da Lumos, instituição de caridade para transformar a vida das crianças desfavorecidas. Criada em 2004 após Tia Jo ler um artigo na Sunday Times sobre crianças sendo mantidas em camas com grades em instituições, ela sentiu a necessidade de resolver aquele terrível problema, tendo assim criando a Lumos para ajudar a resolver esse tipo de oportunidade. As arrecadações do livro, Os Contos de Beedle, O Bardo foi revertido para a instituição. Em 2008, Joanne fez um discurso para uma turma de formandos de Harvard, esse discurso foi transformado em livro e a arrecadação foi toda revertida para a Lumos, ajudando na arrecadação de fundos para ajudar a causa de J. K. Rowling. Podem-se obter mais informações acessando: wearelumos.org.

Livros

O primeiro livro com o nome de Harry Potter e a Pedra Filosofal, foi lançado em junho de 1997 pela editora inglesa Bloomsbury. Depois de várias recusas de outras editoras, o lançamento do livro foi sucesso de críticas e público, dando inicio a uma saga de 7 livros que foram traduzidos em 77 idiomas.



No Brasil, os livros levaram os seguintes títulos:

Harry Potter e a Pedra Filosofal (2000)
Harry Potter e a Câmara Secreta (2000)
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2000)
Harry Potter e o Cálice de Fogo (2001)
Harry Potter e a Ordem da Fênix (2003)
Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2005)
Harry Potter e as Relíquias da Morte (2007)

O sucesso foi tanto que contou com a adaptação para os cinemas, tendo o seu primeiro filme lançado em 2001. Foram 8 filmes, os 6 primeiros filmes correspondente aos 6 primeiros livros, e o 7 livro foi dividido em 2 filmes por se tratar do encerramento da saga Harry Potter.

Além dos livros da saga, tia Jo lançou livros extras do mundo Harry Potter:















Quadribol Através dos Séculos (2001)
Animais Fantásticos & Onde Habitam (2001) - Além do livro, foi adaptado para o cinema e seu lançamento ocorre em novembro de 2016.
Os contos de Beedle, O Bardo (2008).

J. K. Rowling, também adaptou uma nova historia ligada a Harry Potter para o Teatro. Sua estreia será no verão Europeu, o livro será lançado em julho de 2016, mesma época da peça. O livro ainda não tem previsão de ser traduzido para o Português.


Outras obras da autora


Morte Súbita (2012) - Com muito humor negro, instigante e constantemente surpreendente, Morte Súbita é o primeiro livro para adultos de J.K. Rowling e foi adaptado para televisão em um seriado de 03 episódios.


Através do pseudônimo de Robert Galbraith, J.K. Rowling lançou livros no gênero romance policial, sendo eles:

Share on Google Plus

0 comentários:

Olá, compulsivo (a)!!!

Sinta-se à vontade e diga-nos o que achou deste post!