Clique em "Participar deste site" e fique por dentro de tudo o que rola no blog Sociedade dos Leitores Compulsivos!

Resenha - Os mentirosos


Por: Michael Araújo


Título: Mentirosos
Gênero: Infanto-juvenil
ISBN: 9788565765480
Autora: E. Lockhart
Ano de publicação: 2014
Editora: Seguinte
Páginas: 271

Sinopse:
Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusam a admitir que está em decadência e se agarram a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos. 

Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu. 

O livro tem uma leitura leve e com uma trama bem construída que foge do tipo de leitura infantojuvenil que estamos acostumados, e mostrando personagens mais realistas como os adolescentes Sinclair, Gat, Mirren, Jhonny e a Cadence que após o verão dos 15 anos sofreu um acidente sem explicação e que lhe causou uma amnesia profunda e uma mudança drástica no seu estilo de vida e de sua família. 

"Eu era Loira, mas meu cabelo agora está preto. (...) É verdade que aguento terríveis enxaquecas desde o acidente. (...) gosto de Distorcer significados. Percebe? (...)" 

No desenrolar da história, diversas situações acabam ajudando a nossa personagem principal a resgatar fragmentos de memórias desconexos que ela não consegue ordenar sobre o fatídico verão, o acidente e os seus mentirosos, além de explicar diversas alterações no comportamento dos demais familiares. 

Existem alguns pontos onde a história poderia fluir de uma maneira mais rápida, porém a lentidão em alguns trechos servem como uma respirada para assimilar as memórias que Cadence recuperou. 

Infelizmente, não tem como contar muitos detalhes sem soltar spoilers que prejudicariam a leitura do livro e acabaria com o clima de mistério, que é uma das leituras obrigatórias para quem procura um livro bem escrito e rápido que foge dos padrões de escritura infantojuvenil.
Share on Google Plus

Um comentário:

  1. Oi Michael.
    Esse livro foi uma surpresa para mim. Olhei esse nome, essa capa, essa sinopse e pensei: Meu Deus, lá vem mais um clichê. Porém o preço estava GRITANDO o meu nome e resolvi dar uma chance. Acabei me surpreendendo muito positivamente.
    Simplesmente maravilhoso. Os personagens são muito bons, não lembro de ter desgostado de nenhum, o que é meio raro nesse gênero. E o final surpreendente. Incrível!!
    É realmente difícil de falar sobre ele sem entregar muita coisa haha. Beijos!!

    (Carol)

    ResponderExcluir

Olá, compulsivo (a)!!!

Sinta-se à vontade e diga-nos o que achou deste post!