Clique em "Participar deste site" e fique por dentro de tudo o que rola no blog Sociedade dos Leitores Compulsivos!

One Song To Rule Them All! - Músicas Inspiradas Na Obra De Tolkien




Por Thalinne Mafa






A obra de Tolkien foi um marco na literatura mundial e serviu como fonte de inspiração para as mais diversas formas de arte, incluindo a música.



1) Nightfall – Blind Guardian



Os bardos alemães do Blind Guardian buscaram em Tolkien inspiração para diversas músicas, e inclusive compuseram um álbum inteiro baseado no Silmarillion. A música Nightfall, do álbum Nightfall In Middle Earth, fala sobre o Ocaso de Valinor.



2) Songs of the Quendi - Sally Oldfield



Sally Olldfield encontrou nos Primogênitos de llúvatar a inspração para compor a música Songs of the Quendi, do seu primeiro álbum solo, Water Bearer.

3) Misty Mountain Hop – Led Zeppelin


Robert Plant, vocalista do Led Zeppelin, é um grande fã de Tolkien, e usou referências à Terra-Média em várias canções. Música do álbum Led Zeppelin IV, Misty Mountain Hop narra a festa inesperada na toca de Bilbo.

4) The Ballad Of Bilbo Baggins – Leonard Nimoy


Além de interpretar o Spoke no seriado e nos filmes de Star Trek, Leonard Nimoy também gravou algumas canções. Entre elas, essa animada balada em homenagem ao Bilbo.

5) The Bard's Song (The Hobbit) – Blind Guardian



Irmã da clássica The Bard's Song (In The Forest), The Hobbit, do álbum Somewhere Far Beyond, retrata a famosa aventura de Bilbo lá e de volta outra vez.

6) En Ring Til Å Herske - Burzum


O próprio nome da banda de black metal já é inspirado na obra de Tolkien: Burzum significa “escuridão” na língua negra de Mordor. A música do disco Det Som Engang Var traz o Um Anel como tema central.

7) Lords Of The Ring – Styx


A demanda do Anel foi a inspiração da banda de rock progressivo Styx para a música do disco Pieces Of Eight.

8) Lord Of The Rings – Blind Guardian


Lord Of The Rings, do disco Tales From The Twilight World, resume a história do Anel pelos olhos de Frodo.

9) Ring Thing - Pearls Before Swine



A banda norte-americana musicou os versos do Poema do Anel para seu álbum Balaklava.

10) Stagnation – Genesis



Música do disco Tresspass, Stagnation traz claras referências a Sméagol e sua transformação em Gollum.

11) Rivendell – Rush



Neil Peart, baterista e principal compositor do Rush, é um bookaholic confesso e frequentemente busca nos livros que lê inspirações para suas músicas. Foi na casa de Elrond que ele se inspirou para compor a bela Rinvendell, do álbum Fly By Night.

12) Lothlórien – Enya



Muito antes de concorrer ao Oscar de melhor canção original com May It Be, pelo filme A Sociedade do Anel, Enya já passeava pelo universo de Tolkien com sua música. Inspirada pelos elfos de Lothlórien, ela compôs a música instrumental, que faz parte do seu primeiro álbum solo, Shepherd Moons.

13) Nimrodel/The Procession/The White Rider - Camel



A banda britânica de rock progressivo escolheu Gandalf como tema central para sua música do álbum Mirage.

14) Lost In The Twilight Hall – Blind Guardian



Lost In The Twilight Hall, do álbum Tales From The Twilight World, retrata a luta de Gandalf com o Balrog de Khazar-Dur e sua travessia pelo fogo.


15) The Grey Havens – Rick Wakeman




O mago dos teclados passeou pelo universo de diversas histórias para compor seus discos. Inspirado pelas locações da Terra Média, Rick Wakeman compôs o disco Songs Of Middle Earth. A música que fecha o disco, The Grey Havens, faz referência ao ponto final da história dos portadores do Anel.

Share on Google Plus

0 comentários:

Olá, compulsivo (a)!!!

Sinta-se à vontade e diga-nos o que achou deste post!