Clique em "Participar deste site" e fique por dentro de tudo o que rola no blog Sociedade dos Leitores Compulsivos!

30 de Janeiro – Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos

Por Larissa Benevides

Olá Sociedade!

Dia 30 de Janeiro de 1869, o primeiro quadrinho era publicado no Brasil e por conta do cartunista Angelo Agostini, que com sua história “As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte”, deu início a este gênero da literatura tão importante na iniciação da leitura de tantas crianças por todo o Brasil.



A Associação dos Quadrinhos e Cartunistas do Estado de São Paulo instituiu que a partir de 1984 todo dia 30 de janeiro seria comemorado o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos.

A primeira tirinha no Brasil

Agostini abriu as portas do gênero que hoje tem como carro chefe A turma da Mônica, O menino maluquinho e A turma do Pererê. Estes são os mais consagrados autores nacionais que tanto encantam as crianças, adolescentes e adultos de todo o Brasil.
Quando eu era criança, enquanto meu avô comprava seus jornais e revistas na banca do nosso bairro, eu ficava olhando as revistinhas coloridas e sempre cobiçava aquele almanaque da Turma da Mônica. Aquela revista grande e grossa que continha não somente tirinhas dos meus personagens favoritos, mas também atividades educativas e desenhos para colorir.
Acredito que muitos compartilhem desse início no mundo da leitura, e muitos ainda terão a mesma experiência.
O sucesso desse gênero foi tanto que ele acabou indo parar nas telinhas, e muitas crianças também foram apresentadas aos personagens queridinhos dos quadrinhos. Aqueles que se apaixonavam pelas histórias dos programas de televisão buscavam mais e acabavam encontrando nas bancas as histórias de seus personagens favoritos.
O menino maluquinho ganhou as telonas e virou filme, o que mais uma vez alcançou o público e os trouxe para o mundo literário.
E o mais sensacional é a iniciativa da Turma da Mônica. Para acompanhar seus fãs, os personagens também cresceram, e vamos falar de alcance de novos leitores novamente. Vários jovens ficaram encantados com a possibilidade de ver como é a vida da turma do bairro quando esses alcançaram a tão esperada adolescência.

Turma da Mônica Jovem
O Menino Maluquinho


Enfim, nesse dia tão especial para o mundo literário, nós compulsivos não podíamos deixar de falar aqui no blog um pouquinho desse gênero importantíssimo e que tem um lugarzinho especial em nosso coração. Isso porque nem citei as Graphic Novels internacionais, pois hoje o dia é todo para os nossos amados nacionais.

Eu falo de todo coração que li durante minha infância as histórias da turma da Mônica, e até hoje os HQs estão nas minhas listas de leituras. E sei que eles vão continuar encantando e trazendo vários adeptos ao maravilhoso mundo da leitura.

Beijinhos,
Lari Benevides
Share on Google Plus

0 comentários:

Olá, compulsivo (a)!!!

Sinta-se à vontade e diga-nos o que achou deste post!